Bitcoin: Veja como investir na criptomoeda mais famosa do mundo bitcoin Bitcoin: Veja como investir na criptomoeda mais famosa do mundo bitcoin 2348236 1280

Bitcoin: Veja como investir na criptomoeda mais famosa do mundo

O Bitcoin, a criptomoeda mais conhecida do planeta, é a primeira moeda digital descentralizada. Ou seja, este criptoativo não é controlado por nenhuma instituição ou governo.

Em 2008, um programador com o pseudônimo de Satoshi Nakamoto publicou o White Paper do Bitcoin, documento que descreve como o sistema funciona. De lá para cá, o Bitcoin vem sendo utilizado por milhões de pessoas no mundo todo.

Os bitcoins são moedas digitais que qualquer pessoa pode enviar pela Internet. Comparadas a outras alternativas, Bitcoins têm várias vantagens.

Vantagens do Bitcoin

O Bitcoin pode ser transferido diretamente de um individuo para outro via Internet, sem a necessidade um intermediário.

Com isso, as taxas são muito menores, você pode usá-las em qualquer país, sua conta não pode ser congelada e não existem pré-requisitos ou limites arbitrários.

Outra vantagem do Bitcoin é a escassez. Ou seja, trata-se de uma moeda limitada. Diferentemente do real e do dólar, divisas que podem ser emitidas conforme seus respectivos governos sentirem necessidade, o bitcoin e seu código foram criados de forma que apenas 21 milhões de moedas possam ser emitidas.

Veja como funciona a mineração de Bitcoin

A criptomoeda é gerada na internet por qualquer pessoa rodando uma aplicação gratuita chamada minerador Bitcoin.

A mineração requer um certo trabalho para cada bloco de moedas. A dificuldade é ajustada automaticamente pela rede de forma que bitcoins sejam criadas numa taxa limitada e previsível.

As moedas são guardadas em sua carteira digital que lhe será familiar caso já tenha usado internet banking. Quando você transfere suas moedas, uma assinatura digital é criada.

Dentro de alguns minutos a transação será verificada por um minerador e permanente e anonimamente armazenada na rede. O software Bitcoin é completamente livre e qualquer pessoa pode revisar seu código. O Bitcoin vem mudando a forma como as pessoas lidam com as finanças.

Quando todos têm acesso a um mercado global, grandes idéias germinam.

Atualmente, o Bitcoin pode ser usado para adquirir jogos, presentes, livros, servidores, entre outros produtos. Há muitos mercados de câmbio onde você pode trocar seus bitcoins por dólares, euros, entre outras divisas.

Os Bitcoins são uma grande maneira para pequenos empresários e autônomos se fazerem notar. Não custa nada para começar a aceitá-las, não há reversões ou taxas e você fará negócios adicionais com a economia Bitcoin.

Saiba mais

Aprenda mais sobre o Bitcoin e outras criptomoedas