Magda Chambriard: conheça a nova presidente do Petrobras (PETR3)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu a pouco Jean Paul Prates do cargo de CEO da Petrobras (PETR3 PETR4). Segundo o Broadcast do jornal Estadão, a intenção de Lula é indicar Magda Chambriard para o lugar de Paul Prates.

Sem entrar no mérito da nova escolhida, Ativa Investimentos classifica a mudança de comando como negativa, uma vez que Prates vinha desempenhando um bom papel na estatal, equilibrando os interesses econômicos e políticos da empresa com sabedoria.

“Hoje nos resultados do 1T24, quando participou apenas via vídeo, Prates ressaltou seu compromisso com a remuneração do investidor e o investimento em ativos de petróleo, o que voltará a ficar sob reavaliação após a nova mudança de gestão”, comentam analistas da Ativa.

Quem é Magda Chambriard?

Chambriard possui uma trajetória sólida na indústria petrolífera, trabalhando por 22 anos na Petrobras antes de ingressar na Agência Nacional do Petróleo (ANP). Entre 2012 e 2016, ocupou o cargo de diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Engenheira de formação, possui vasta experiência na área de energia e petróleo, tendo iniciado sua carreira na Petrobras em 1980, na área de produção. Além disso, é mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ.

Magda Chambriard também participou do grupo de transição na área de energia do governo Lula. Chegou a ser cotada para presidir a PPSA, mas recusou. Falava a interlocutores que não tinha interesse na posição, pois já tinha feito sua contribuição na área pelo lado do governo.

De acordo perfil no Linkedin, a executiva atua como diretora da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro desde abril de 2021. Ela também é sócia da empresa Chambriard Engenharia há mais de 6 anos. Ela era ainda coordenadora de pesquisa de óleo e gás da FGV Energia.

Outros nomes foram especulados para o cargo de CEO da Petrobras, como do atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, quadro histórico do Partido dos Trabalhadores. Diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti também foi citada como um possível nome, assim como Bruno Moretti secretário de Análise Governamental (SAG) da Casa Civil, ligado ao ministro Rui Costa.