Simpar (SIMH3): Consórcio Grãos do Piauí vence leilão na Transcerrados

A Simpar (SIMH3) anunciou nesta sexta-feira (28) que o Consórcio Grãos do Piauí, cujo controle é detido por sua controlada CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais sagrou-se vencedora de licitação no Estado do Piauí.

A Parceria Público-Privada prevê a concessão para prestação dos serviços públicos de conservação, recuperação, manutenção, implantação de melhorias e operação rodoviária das rodovias PI-397 e PI-262 (Transcerrados).

O valor da oferta de foi de R$ 2,309 milhões, o que representa um deságio de 1,5%.

A concessão tem duração total de 30 anos e possui uma projeção de TIR (taxa interna de retorno) real mínima alavancada de 15%.

De acordo com a Simpar (SIMH3), o investimento previsto durante o período de implantação será de cerca de R$ 250 milhões na soma dos primeiros dois anos, restando em média R$ 20 milhões anuais a serem realizados até o final da concessão.

O Ebitda médio anual após as obras de recuperação e melhoria das estradas, bem como da implantação das quatro praças de pedágio, é estimado em aproximadamente R$ 60 milhões.

Segundo a Simpar (SIMH3), a concessão conta também com garantias robustas de contraprestações, que asseguram um fluxo de recebimento mínimo contínuo ao longo do período da concessão.

Racional estratégico

A Simpar (SIMH3) disse que o investimento na Transcerrados faz parte da estratégia de desenvolver na CS Brasil, um portfólio de negócios através de concessões com foco na prestação de serviços de longo prazo, cujas receitas sejam resilientes e diversificadas.

Dessa forma, a empresa reforça o portfólio da CS Brasil iniciado pelas concessões dos terminais portuários de Aratu assinadas em maio de 2021, buscando oportunidades apresentadas pela agenda de privatizações e parcerias público-privadas do país.

Conheça a Transcerrados

A concessão da Transcerrados possui extensão total de 276,8 km e está localizada próximo ao polo de Uruçuí/Gurguéia, na região Centro-Sul do Piauí.

O sistema rodoviário se encontra inserido na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com forte destaque na produção de soja, milho e, ultimamente, na produção de algodão.

Essa rodovia já está traçada e também asfaltada nos trechos I e III, sendo vital para o escoamento da produção de grãos para exportação.

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