A Itaúsa (ITSA3) anunciou, nesta terça-feira (27), que assinou contratos para investimento na Aegea Saneamento e Participações.
A participação da Itaúsa na Aegea após a conclusão da operação será de 10,20% do capital votante e 8,53% do capital total.
O restante do capital permanecerá com os atuais acionistas controladores da Aegeae o Fundo Soberano de Singapura (GIC).
O valor desse investimento será de R$ 1,3 bilhão, sujeito aos ajustes de preço previstos no contrato.
A Itaúsa é a maior holding brasileira, com 45 anos de trajetória e com portfólio consistente, com presença em mais de 50 países.
Os recursos deverão ser captados por instrumento de dívida de longo prazo. Esse investimento será contabilizado pelo método de equivalência patrimonial e deverá ser concluído no segundo trimestre de 2021.
Conforme acordo de acionistas negociado com os atuais acionistas da Aegea, a Itaúsa terá o direito de indicar um membro para cada um dos seguintes órgãos: Conselho de Administração, Comitê de Auditoria e Comitê de Finanças.
Perfil da Aegea
Criada em 2010, a Aegea atua como administradora de concessões de saneamento operando em todos os processos que abrangem o ciclo integral de água: abastecimento, coleta e tratamento de esgoto, nas modalidades de concessões, subconcessões e PPPs (Parcerias Público-Privadas).
A companhia é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, atendendo mais de 11milhões de pessoas em 126 municípios em 12 estados do Brasil.
A Itaúsa acredita que, além de contribuir com boas práticas de gestão e de governança corporativa, o investimento a ser realizado permitirá que a Aegea potencialize a execução do seu plano de crescimento, apoiando novas oportunidades que maximizem a criação de valor dos seus negócios.
Com esse investimento, a Itaúsa adiciona ao seu portfólio um ativo que combina taxa de retorno atrativa, alto potencial de crescimento e impacto positivo para a sociedade.
Leitura recomendada
Confira mais notícias sobre o mercado financeiro
Empresas da Bolsa: confira a lista completa aqui