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Saiba tudo sobre o IPO da Intercement (ICBR3)

A Intercement (ICBR3) protocolou seu pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

No prospecto, a empresa diz que a operação contará apenas com distribuição secundária de ações ordinárias. Ou seja, a oferta servirá para que seu controlador, a holding Mover, venda uma parte no negócio.

O anúncio aconteceu um dia após sua rival CSN Cimentos, da siderúrgica CSN (CSNA3), ter pedido registro de abertura de capital.

A faixa indicativa de preço do IPO está situada entre R$ 18,20 e R$ 25,50.

O valor mínimo para participar da oferta de ações da InterCement (ICBR3) é de R$ 3 mil e o valor máximo é de R$ 1 milhão por investidor de varejo.

Considerando base no número de ações da oferta e o meio da faixa, de R$ 21,85, o IPO pode movimentar aproximadamente R$ 3,26 bilhões.

Confira o prospecto preliminar completo

A precificação das ações da Intercement (ICBR3) ocorre nesta quarta-feira (14). Já o início das negociações das ações na B3 (B3SA3) acontece na sexta-feira (16).

O IPO será coordenado por Bradesco BBI, Itaú BBA, JPMorgan, Bank of America e UBS-BB.

Perfil da Intercement (ICBR3)

A empresa é um braço do Grupo Intercement, que também tem operações em países como Argentina, Egito, Moçambique e África com Sul, com capacidade produtiva de 37 milhões de toneladas de cimento por ano.

No País, a Intercement é a segunda maior produtora de cimento, com capacidade instalada de 17,2 milhões de toneladas, distribuídas entre 15 unidades.

A Intercement (ICBR3) ainda tem fatias minoritárias em três hidrelétricas (Tocantins, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), que produzem 74% da energia usada em suas instalações.

Além disso, a subsidiária brasileira tem 19 fábricas de concreto e 11 pedreiras de calcário.

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Fonte: Companhia (para utilização ICB); IBGE (considerando PIB por região de 2018)

Indicadores financeiros

A Intercement (ICBR3) registrou receita líquida de R$ 2,4 bilhões em 2020, crescimento de 26,9% na comparação com 2019.

O Ebitda somou R$ 686 milhões no ano passado, ante R$ 263 milhões do ano imediatamente anterior.

Já a margem Ebitda subiu de 13,9% para 28,6%.

A cimenteira vendeu aproximadamente 8,7 milhões de toneladas no ano passado, incluindo as marcas Cauê, Goiás e Zebu.

Do lado do endividamento da Intercement (ICBR3), houve importantes evoluções, com o indicador Alavancagem ajustada (Dívida Líquida/EBITDA Ajustado), reduzindo de 5,7 vezes no final de 2019 a aproximadamente 1,9 vezes no final do ano passado.

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