A rede de academias, Bluefit, protocolou seu pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
No prospecto, a empresa diz que a oferta contará com tranche primária (quando recursos captados vão para caixa da empresa) e secundária (quando acionistas vendem participação) de ações ordinárias.
Os recursos levantados na oferta primária serão direcionados para para o crescimento orgânico da companhia, por meio da abertura de novas filiais pelo Brasil, e pela aquisição de novas franquias e/ou participações.
Já na oferta secundária, os acionistas vendedores serão os fundos Leste Private, LPE II, LPE I, Síntesi e James Marcos.
O valor mínimo para participar da oferta de ações da Bluefit é de R$ 3 mil e o valor máximo é de R$ 1 milhão por investidor de varejo.
A Bluefit pretende captar aproximadamente R$ 400 milhões, de acordo com fontes ouvidas pelo Valor.
Confira o prospecto preliminar completo
O IPO será coordenado pela XP Investimentos.
Resultados da Bluefit em 2020
A Bluefit registrou receita líquida de R$ 64 milhões em 2020, contra R$ 117,3 milhões de 2019.
O Ebitda somou R$ 1,2 milhão no ano passado, ante R$ 46,5 milhões do ano imediatamente anterior.
Já a margem Ebitda caiu de 39,7% no ano passado para 1,9% em 2020.
A Bluefit registrou prejuízo de R$ 31,4 milhões de 2020, revertendo lucro líquido de R$ 719 mil de 2019.
O lucro bruto foi de R$ 8 milhões em 2020, ante R$ 47,4 milhões do ano anterior.
Enquanto a margem bruta atingiu 12,6%, queda 27,6 pontos percentuais.
Perfil da empresa
A Bluefit acredita ser uma das líderes do mercado fitness no País, sendo a segunda maior rede de academias low cost do Brasil.
No prospecto, a empresa apresenta uma expressiva taxa de crescimento em números de academias, passando de 7 unidades em 2016 para 102 unidades em operação (61 próprias e 41 franquias) e 33 unidades com contratos assinados e mais de 201 mil clientes ativos em 30 de junho de 2021.
Atualmente, a rede de academias tem capilaridade nacional com presença, considerando os contratos assinados, em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal, em mais de 50 cidades nas cinco regiões do país.
A Bluefit foi fundada em maio de 2015, sob a marca Health Place, com a abertura da unidade Carijós, em Santo André, Estado de São Paulo.
Em novembro de 2016, a empresa recebeu o primeiro investimento da Leste Private Equity.
No ano seguinte, a rede de academias recebeu dois aportes adicionais de novos investidores, o que possibilitou a aceleração do crescimento da marca e um ciclo de expansão orgânica.
Em 2017, passou a operar um modelo de negócios misto que inclui, além da manutenção e investimento nas unidades próprias, a estratégia de franchising, de forma a complementar seu crescimento, por meio da associação com operadores locais, com conhecimento da sua região, rede de fornecedores e potenciais clientes, em cidades de menor porte.
As aulas da Bluefit podem ser dividas em três categorias: artes marciais; ginástica e danças; e neuromuscular.
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