A Hortigil Hortifruti, dona da Natural da Terra, protocolou pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
A oferta contará com tranche primária – quando os recursos vão para o caixa da empresa e secundária de ações – quando atuais acionistas vendem suas participações.
O acionista vendedor é o fundo de investimento em participações Sémillon Multiestrategia.
A Hortigil Hortifruti pretende utilizar os recursos captados da oferta primária para abertura de novas lojas, investimentos em tecnologia e iniciativas digitais, e capital de giro.
O IPO será coordenado pelo Banco J.P. Morgan, BTG (BPAC11), Citigroup e a UBS Brasil.
Perfil da Hortigil Hortifruti
A Hortigil Hortifruti, dona da Natural da Terra, é a maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil.
De acordo com o prospecto, a empresa é a mais digital dentre as redes varejistas alimentares listadas em bolsa no Brasil.
A companhia abriu sua primeira loja em 1989 na cidade de Colatina, no Estado do Espírito Santo.
Em 1990, a Companhia abriu a 1ª loja no estado do Rio de Janeiro, em Macaé. Ao longo da década de 1990, a companhia continuou sua trajetória de crescimento, com a abertura de mais 10 lojas, sendo sete delas na cidade do Rio de Janeiro.
Entre 2001 e 2010, a Hortifruti abriu sua primeira loja em São Paulo, e inaugurou centros de distribuição no Espírito Santo e em São Paulo.
Em 2010, o fundo de investimento Bozano Investimentos (atualmente denominado Crescera Capital) adquiriu 30% do capital da empresa, o que acelerou a expansão.
Em 2015, a Hortifruti adquiriu o grupo Natural da Terra Comércio Varejista (Natural da Terra), com 8 lojas focadas em produtos frescos e saudáveis na cidade de São Paulo.
Em 2016, o fundo suíço Partners Group, um dos maiores fundos de private equity do mundo, com aproximadamente US$ 109 bilhões de ativos sob gestão, adquiriu 39,38% da companhia, através da compra da participação do Bozano e de ações dos sócios fundadores da empresa.
No final de 2017, a PG adquiriu o capital restante da empresa e atualmente tem 97,76% do capital.
Indicadores financeiros
A Hortigil Hortifruti teve lucro líquido de R$ 9 milhões em 2020, revertendo prejuízo de R$ 31 milhões de 2019.
O Ebitda ajustado foi de R$ 200 milhões no ano passado, ante R$ 142 milhões de 2019.
A receita líquida somou R$ 1,733 bilhão em 2020, contra R$ 1,398 bilhão no ano anterior.
Já o lucro bruto totalizou R$ 735 milhões do ano passado, contra R$ 609 milhões de 2019.
O número de lojas passou de 59 para 67 unidades no final de 2020.
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